3 de fev. de 2007

DIA DA SAUDADE...

30 de janeiro, foi dia da Saudade, e eu não escrevi nada... é porque foi um dia movimentado.
Mas foi um dia até especial, eu diria. Aliás, a semana foi especial. E eu, como boa sentimentalóide que sou, sinto saudade sempre. De tudo, de todos, de tudo que representa algo positivo pra mim, e de todos que representaram e ainda representam muito pra mim, e que por ventura, não estejam próximos a mim, fisicamente. Aí se incluem lugares, situações, pessoas, objetos, enfim, tudo que em minha mente tenha um valor positivo.

E por falar em Saudade...

Canção de amor (Helano de Paula/Chocolate)

Saudade, torrente de paixão
Emoção diferente
Que aniquila a vida da gente
Uma dor que não sei de onde vem
Deixaste meu coração vazio
Deixaste a saudade
Ao desprezares aquela amizade
Que nasceu ao chamar-te meu bem
Nas cinzas do meu sonho
Um hino então componho
Sofrendo a desilusão
Que me invade
Canção de amor, saudade!
Saudade...

Tinha pensado nessa música, e agora, através de um site de busca, deparei-me, não só com a letra dela, como com a seguinte descrição:

Do latin solitate, com influência de saudar, saudade é um substantivo feminino e define uma lembrança triste e suave de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de as tornar a ver ou a possuir.
A palavra saudade só existe no idioma português. Não que o resto do mundo não sinta este sentimento peculiar. É que apenas o português, com sua riqueza especial é, segundo estudiosos, o idioma que mais se aproxima e bebe diretamente, sem escalas, da fonte interminável dos significados que é o Latino.
Retirei do seguinte site: http://www.lucianopires.com.br/idealbb/view.asp?topicID=217
Espero que consigam ver...

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, doce Helena!
Poi9s é. Foi Dia da Saudade, né? Mas todo dia é dia de sentir saudade. Essa música é belíssima. Eu a tenho em gravação da suprema Elizeth Cardoso. Maravilha!
O nome do autor é Elano de Paula. Com "E". Ele é irmão do Chico Anysio. Eu o entrevistei para o meu banco de dados sobre a era do Rádio. Super gente boa, o cara.
Querida, o seu Pavunense anda como o diabo gosta, heim? Que timinho!Pelo visto, mais um ano que vocês vão passar no caritó. Paciência... Nas finais, você pode torcer pro Mengão, se quiser. É mais garantido.
Beijos procê.

Lena Gomes disse...

Oi, Doce Marco! Que bom que vc passou por aqui, e me trouxe essas informações. Quando comecei a ver os sites com a música, vi o nome do autor com E e com H. Apostei no H... e embora soubesse o sobrenome do Chico A. não sabia q eles eram irmãos... E, de fato, todo dia há uma saudade pra ser vivida...
Quanto ao meu time, que não é o Pavunense, sempre há boas e más fases... é assim com todos, e eu sou fidelíssima! Quanto ao seu "timão"(?????????), aquele que passou sufoco pra vencer o Boa Vista... de vez em quando, te dá motivos pra se vangloriar, aproveite as oportunidades. E, SE for preciso, dependendo do adversário, eu posso torcer pros urubus, sem problemas... :o)
Bem, vou dar uma passada no AT.
Beijos pra vc!!!