1 de jan. de 2006

Explicando o título do Blog...

Oi, gente!
Não ia escrever sobre isso hoje, mas aproveitando a passagem do António (sim, à moda portuguesa - aliás, tenho que acrescentar um link pro blog dele também!) pelos comentários, vii-me "forçada", no bom sentido, a fazê-lo.
Bem, o meu primeiro blog foi o Fonte da Saudade (vejam link ao lado direito, por favor) que acabou virando Fonte da Saudade 2, e depois 4, por conta desses "rolos" virtuais que o Weblogger aprontou, e tem também um homônimo ainda oculto que só 2 pessoas conhecem, e não vem ao caso falar disso. O fato é que o nome Fonte da Saudade surgiu porque eu acho a Saudade um sentimento ímpar, e que me domina por completo. Estou sempre com saudade de alguém ou de alguma coisa, ou de algum lugar. Daí, resolvi batizá-lo assim porque achei o nome bonito e sonoro, e que combinava com meu jeito de ser. Mas foi inspirado justamente, em lugares que visitei em Portugal. O António, que passou por aqui hoje, está completamente certo. Em Coimbra, Portugal, há alguns lugares que visitei, que considero mágicos, lindos, e que me trazem saudade. Coimbra é uma cidade linda, cantada em várias músicas também lindas, e que gosto de visitar sempre que vou a Portugal. Tem uns cantinhos encantadores, com nomes poéticos, e que não me saíram da memória: Quinta das Lágrimas, Fonte dos Amores, Penedo da Saudade, e Penedo da Meditação. Então, da primeira vez, juntei a Fonte dos Amores com o Penedo da Saudade, e surgiu a Fonte da Saudade. Aqui no Rio, tem também, se não me engano, um bairro ou uma rua, com esse nome.
E agora, já que tive que criar um novo blog, resolvi adotar o PENEDO DA SAUDADE, que é um nome bastante agradável, também. E como disse o António, é um "jardim poético". É o que aqui parece com uma praça, que na Europa também são chamados de jardins ou parques, sei lá, onde os estudantes das faculdades, costumam colocar placas de pedra com poesias, quando se formam. Não me lembro se também usam colocar placas com os nomes dos formandos, como fazemos por aqui...
Antes de me decidir por este nome (Penedo), confesso que pensei em outras possibilidades, que me "descrevessem" um pouco... pensei em SENTIMENTAL EU SOU (os mais antigos lembrarão que é o título de uma música... ) e DUPLA PERSONALIDADE (ou algo que descrevesse essa situação... sim, eu tenho dupla personalidade... Acho que todos temos, né? Outra hora falo sobre isso). Enfim, mas foi assim que foi escolhido o nome PENEDO DA SAUDADE. Espero que tenham gostado. Beijos.

3 comentários:

Paulo Assumpção disse...

Agora, está explicado! E o nome aprovado! Embora eu sinta saudades do antigo. De todo modo, só não siga o exemplo de um certo amigo nosso que troca nome e endereço de seu blog como quem troca de camisa. ;-)

Marco disse...

Se você me permite uma correção, minha doce Helena: A música que você citou se chama "Sentimental demais" (de Jair Amorim e Evaldo Gouveia, gravada pelo Altemar Dutra). Fonte da Saudade é um bairro e uma rua do Rio. E é também uma música da dupla Kleiton e Kledir, que tem um dos versos mais sensuais da MPB: "Fecha a luz, apaga a porta/Vem me carinhar". Eu achava que você tinha tirado o nome daí. Sobre o novo nome, posso dar a minha opinião se você pedir. eu escrevo um e-Mail para você.

Lena Gomes disse...

Bem, vamos lá: Paulo, não pretendo mais mudar o nome do blog, e nem de hospedeiro. Também sinto saudades do outro, senão, não seria eu, hahaha...
Marco, todas as correções são bem vindas. Eu lembro muito da música, na voz do Altemar Dutra, e recentemente, na voz da Simone. Quanto à letra de Kleiton e Kledir, vc tá certíssimo. Eles tb me influenciaram na escolha do nome do outro blog, eu amo essa música, assim como muitas outras deles, especialmente "Paixão" (essa sim, é sensual do começo ao fim, concorda?). Eu já tinha falado sobre essa música no outro blog, na Fonte. Enfim, aguardo a sua opinião. Te mandei um e-mail agora. Beijos pros dois!